Estou bem acompanhado...!

sábado, 12 de março de 2011

Porquê "Fraquinho mas bom..."?

Numa noite do Inverno de 2008 houve uma noite de Fados em Lisboa, onde eu fui cantar e a minha avó me acompanhou. No fim da noite, perguntei-lhe o que tinha achado da minha parte e a reacção foi tudo aquilo que eu não esperava: "Não foi mau... Foi fraquinho, mas bom!"
Obviamente que aquele "elogio" me ficou gravado na cabeça. Não é suposto um membro da nossa família ser tão concreto e directo nas apreciações, mas a minha avó sabia o que dizia. Compreendi que talvez aqueles não fossem os fados que eu devesse ter cantado, por não dizerem nada sobre mim. Talvez cantar só pelo gozo seja aborrecido para quem nos ouve. Se eu for mais um fadista, serei um fadista a mais.
Pensei na mesma coisa quando saí do curso de Direito. Talvez não fosse ali o meu lugar.
Às vezes torna-se complicado tomar decisões em determinadas alturas da vida. Há apenas, então, uma certeza inegável: tudo o que for feito, tudo o que decidimos fazer da nossa vida, teremos de o fazer com uma entrega invejável. Não há cá "fraquinhos, mas bons." E se nos disserem isto na cara, então há ainda um longo trabalho pela frente; há ainda que "carburar" muito; há ainda tanto para fazer..
É a vantagem de se ter 20 anos!

6 comentários:

  1. Amém...há uma frase que eu gosto muito embora á quem ache foleira, mas estou-me a barinbar, Brothers, what we do in life... echoes in eternity...

    BBraddell

    ResponderEliminar
  2. Só com este primeiro post teu, fiquei a gostar da tua escrita! Gonçalo CastelBranco!
    Tens aqui mais um a passar por cá, a ler e a comentar e a gostar sobretudo do que escreves!

    Um abraço do teu viola de sempre,
    PRC

    ResponderEliminar
  3. Fraquinho? Não parece nada! Até tem um ar bastante saudável! Bom? Vamos a ver! Mas o começo não está mal! Cá está mais uma para meter o nariz e comentar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Você está entalado entre 2 avós fadistas! mas cada uma sente da sua maneira...é engraçado que eu nunca o achei "fraquinho". Achei que ainda tinha caminho a fazer...mas nunca o achei fraquinho. É preciso é sentir sempre aquilo que canta e aquilo que diz...se não for aldrabão...está óptimo assim!

    Avó Gena

    ResponderEliminar
  5. Muito cuidado com as apreciações menos simpáticas de quem, afinal, pode não perceber das coisas tanto quanto afirma. O comentário todo ele paternalista, como o que descreve, poderá incutir nalguns incautos que o ouvem a ideia de que estarão perante alguma sumidade. O truque é velho e a atitude pedante. Não seja esse incauto Gonçalo.

    ResponderEliminar