Estou bem acompanhado...!

domingo, 13 de março de 2011

Terço no Paredão

 O Estoril é, ainda hoje, um dos principais destinos turísticos de milhares de viajantes. O mar "entra" por todo o lado, e talvez por isso o ar seja ainda, ali, "respirável". A noite cerca as ruas de luz, de brilho, de calma.

Sem perturbar nenhum dos sentidos, é também a noite que traz tantos e tantos curiosos: erguem-se grandiosos espectáculos no Casino; servem-se imperiais nas Arcadas; dança-se de forma exagerada nas pistas de dança da discoteca do Tamariz. Tudo acontece neste Estoril, onde o Sol raramente se ausenta e a Lua faz questão de se deitar nas praias...

É precisamente essa Lua que alimenta a "loucura" de outros tantos viajantes...
Desde Junho do ano passado, o paredão do Estoril passou a "acolher" um evento único e de uma simplicidade invejável: o Terço. Todas as noites, às 21.30h, reúnem-se pessoas de todas as idades, raças e feitios para um momento de oração humilde e verdadeira, num ambiente sóbrio e despretencioso. Ali, nada mais é preciso senão uma pessoa, uma voz, uma intenção. Ali Só o Homem e Deus bastam...

A força de rezar em comunidade era já uma realidade antes do Terço no Paredão; no entanto, e num Estoril tão vivo, foi para muitos católicos o despertar para a necessidade de enraizar o Terço no seu dia-a-dia. O Mundo precisa disso. A Igreja precisa disso. Os Homens precisam, tanto, disso!
"Uns dias somos vinte, outros dias somos cinquenta; às vezes somos só cinco ou seis. E não há drama nenhum nisso!". Estas palavras sorridentes do Prior da Paróquia do Estoril, Padre António, relembram a ideia de que a intenção do Terço não é encher o Paredão de 'luzes de holofotes', mas simplesmente construir e fortalecer a Fé através da oração. Efectivamente, o projecto começou com dois "loucos" - um dos quais o próprio Prior - numa madrugada em pleno Verão, onde as conversas acesas se adivinhavam insuficientes sem a tal "pausa" para rezar. Conta-nos, calmamente, Padre António: "Ele desafiou-me, no meio de uma conversa, a iniciarmos o Projecto TP (Terço no Paredão) naquele segundo. Estávamos em minha casa. A minha única reacção foi perguntar-lhe se ia estar frio lá fora..."
A simplicidade do Terço acaba por fundir-se com a música. Sempre que há possibilidade, alguém pega numa guitarra e a leva até à Praia do Tamariz para tocar qualquer coisa que venha a "calhar". E nessas noites, contam os próprios "loucos", torna-se inquestionável o facto de que "cantar é rezar duas vezes". Às vezes é, pois, inevitável ter de se cantar um pouco mais alto do que o habitual: As danças exageradas do Tamariz são alimentadas por umas colunas de som altamente cativantes!

A verdade é que, a cada dia que passa no Estoril, o ar se torna cada vez mais "respirável". As ruas brilham, o paredão brilha, a Lua continua a adormecer nas praias... Simplesmente, é uma Lua que se deita mais tarde do que as outras, porque aproveita para rezar o Terço no Paredão!

4 comentários:

  1. Gostava de um dia passar por lá e viver a experiência...

    ResponderEliminar
  2. "Saudades" Saudades", do nosso querido Padre António,do Terço do Paredão,noites Comunitárias e de tantas coisas onde ELE se entregava de alma e coração ,agora outros estão a ser beneficiados do que perdemos...sim perdemos, e muito.

    ResponderEliminar